CCO – Conectivos e Conexão de Orações

I CONECT


Desde 2015, data de sua fundação, o Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói – RJ, tem como objetivo promover discussões acerca do papel funcional e das propriedades morfossintáticas dos elementos e mecanismos de conexão em língua portuguesa.

Inspirados em experiências desenvolvidas em algumas universidades do país, os docentes do CCO propõem, no rol de nossas atividades acadêmicas, um encontro de discussão e debate científico, de curta duração (uma manhã ou uma tarde). Trata-se do CONECT, em clara alusão ao nosso objeto central de pesquisa: os CONECTivos e a conexão de orações.

O CONECT acontece bimestralmente, sempre com a participação de um pesquisador convidado, de membros do CCO e de interessados no tema da conexão e dos conectivos. A estrutura desse evento consiste em três partes, assim estabelecidas:

  • 1ª parte – Conferência (sessão aberta a todos os inscritos no evento).
  • 2ª parte – Debate de perguntas e respostas (sessão aberta a todos os inscritos no evento).
  • 3ª parte – Discussão de trabalhos do CCO (sessão restrita aos membros do grupo).

Para a dinamização dessa terceira parte (restrita aos membros do CCO), o convidado recebe previamente resumos ou hand-outs das pesquisas em andamento de alguns integrantes do grupo (de três a cinco trabalhos), para que se conheçam antecipadamente objetivos, hipóteses, dúvidas e resultados preliminares de pesquisa. A finalidade é que seja possível nos concentrarmos mais detidamente em dados, questões de pesquisa, dificuldades de análise, em um debate que envolva o pesquisador convidado e todos os membros do CCO – discentes e docentes.

As inscrições do CONECT serão sempre feitas previamente, de forma gratuita. Todos os participantes que comprovam presença recebem certificado de participação. Com isso, esperamos dinamizar a discussão sobre os conectivos e conexão de orações, promover a publicação de mais estudos e impulsionar outras pesquisas nessa área.



Melhores momentos